Pages

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

4- Aprenda a jogar - aula 2


Aprenda a jogar - aula 2

Movimento das peças

Rei - Já que o objetivo do jogo é prendê-lo, não seria coerente ele ficar movimentando com freqüência. Por isso seus movimentos são tão limitados.

Por ele ser o rei, tem o livre-arbítrio de mover para todos os lados, com a seguinte limitação: apenas de uma em uma casa de cada vez.




Dama - Também conhecida pelos amadores por rainha, é a peça mais poderosa do jogo de xadrez. Por ter um raio de ação muito grande, com ela você pode mover nas horizontais, verticais ou diagonais, semelhante aos movimentos do rei, com a diferença de poder mover quantas casas desejar!



Dica: a dama tem os mesmos movimentos da torre e bispo em uma só peça.

Torre - Antigamente era usada como arma de guerra. Subiam nela soldados armados para poder observar com segurança quando houvesse aproximação de tropas inimigas. Essas torres eram móveis, porém muito pesadas, tendo que ser movimentadas somente em linha reta, pois possuía rodas que poderiam ser quebradas se empurrada em diagonal, além da facilidade de tombá-la.



Por tudo isso a torre anda somente pelas horizontais e verticais quantas casa tiver à disposição.

Bispo - Representa a religião do reino. Alguns historiadores contam que antigamente ao invés de bispo, curiosamente, essa figura era representada no "jogo dos reis" através do elefante, que na Índia é sagrado e aclamado com veneração religiosa.



Obs: no jogo de xadrez existem dois bispos no início de cada partida, um fica na casa branca (mais clara) e o outro na casa preta (mais escura); podendo cada um andar quantas casa dispuser, contando que não saia da diagonal de sua cor e não utilize duas diagonais em um só movimento.

Dica: os bispos fazem o movimento contrário ao das torres.

Cavalo - Representa os cavaleiros do rei, que conseqüentemente eram os mais bem treinados soldados da guarda real. O cavalo anda somente em "L" de quatro casas. Contando a casa em que está como 1, a seguinte 2, a outra como 3, forma-se uma reta e então é só virar para a direita ou esquerda completando a 4ª casa e automaticamente o lance estará completo.





Dica: o cavalo é a única peça que salta sobre as outras.

Peão - O peão nada mais é que um soldado do rei. Tendo por objetivo a promoção e a defesa de seu superior.

O peão movimenta-se de uma em uma casa sempre para frente, sendo que se estiver em sua casa inicial poderá andar duas casas de uma só vez.

Dica: o peão é a única peça que captura de maneira diferente da qual se move, ou seja, anda para frente, 
mas captura na diagonal no raio de uma casa.
        

Pronto, agora que já sabemos todos os movimentos das peças, vamos para a colocação inicial do tabuleiro e das peças.

O tabuleiro e as peças



Dica: o tabuleiro de xadrez não pode ser colocado de qualquer maneira. A regra diz o seguinte: a casa de cor branca (a mais clara) deve ficar sempre do lado direito.

Você que está aprendendo, agora vamos montar as peças no tabuleiro. Utilizando a primeira fileira do tabuleiro, faça o seguinte:

1º passo - Pegue as duas torres de mesma cor e coloque uma em cada canto do tabuleiro.

2º passo - Pegue os dois cavalos de mesma cor e coloque um do lado de uma torre e o outro da outra torre.

3º passo - Pegue os dois bispos de mesma cor e coloque uma do lado de um cavalo e o outro do outro cavalo.

4º passo - Agora que sobrarm duas casas, é fácil. Se a dama for de cor branca ficará na casa branca e se for de cor preta ficará na casa preta.

5º passo - Já o rei, será colocado na casa que sobrar dessa fileira.

6º e último passo - Os peões visam a defesa das peças maiores, portanto existe em maior quantidade sendo que cada um fica na frente de cada peça, completando a segunda fileira do tabuleiro. 

Fonte: Clube de Xadrez

0 comentários:

Postar um comentário