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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

5- Aprenda a jogar - aula 3


Xeque e xeque-mate

Pronto, agora que já conhece todos movimentos precisa fixar bem o objetivo do jogo.

Xeque: é quando o rei encontra-se ameaçado, mas existe a possibilidade de defender-se.

Existem três opções para defender o rei no caso de xeque. São elas:

FugirColocar uma peça na frenteTomar a peça que dá o xeque

Xeque-mate: é quando o rei está ameaçado e não existe nenhuma das três defesas acima. Ocasionando o término da partida!

Movimentos excepcionais

Promoção: é quando o peão atinge a 8ª horizontal, visto que ele não pode voltar e cumpriu seu objetivo que era chegar ao fim da linha (conhecendo, invadindo, atacando e mapeando o terrritório inimigo!), então ele automaticamente será promovido a outra peça para poder voltar. A peça a ser escolhida fica a seu critério: dama, torre, bispo ou cavalo.

Roque : é um movimento combinado de rei e torre, que vale por uma só jogada que tem por objetivo a segurança do rei e uma maior mobilidade para a torre pelas colunas centrais.

Quando não se pode fazer o roque:

1. Se já tiver movimentado o rei ou a torre do lado em que deseja fazer o roque.
2. Se tiver em xeque ou for ficar depois de completar o movimento "roque".
3. Se passar com o rei por casa atacada no momento do movimento.

Antes do roque pequeno branco; antes do roque grande pretoDepois do roque pequeno branco; depois do roque grande preto

En passant: acontece quando um peão está na 5ª casa e o peão adversário em sua casa inicial. Quando este avançar duas casas e ficar ao lado dará a oportunidade ao adversário de tomar este peão, como se ele tivesse caminhado apenas uma.

Tente acompanhar pelo exemplo do diagrama ao lado:

Observe que o peão branco encontra- se na 5ª casa. O peão que estava na casa inicial andou duas. Então o condutor das brancas optou em tomar "en passant". Nesse caso pode tomar o peão como se ele tivesse caminhado apenas uma.

Dica: esse movimento pode ser feito por qualquer dos peões, mas é somente válido no instante do lance.



Afogamento

Esse tipo de posição que requer bastante atenção em virtude de seu aparecimento com freqüência em partidas de iniciantes, gerando dúvida comum sobre situação.

Afogamento é aquela posição que o rei não está em xeque e não tem casa para mover ou qualquer outro movimento possível para fazer. Quando esse fato acontece de não ter nenhum movimento possível, sendo a vez de jogar, a partida é declarada empatada.

Veja esses dois exemplos:



Observe que em ambos os casos o rei preto não tem lugar para mover, mas não está obrigado a jogar, pois não se encontra em xeque. O interessante é que as pretas têm a vez de jogar, mas não têm nenhuma jogada possível para fazer, empatando a partida por "afogamento".

Agora que já conhece as regras básicas do jogo de xadrez, o que esta esperando para começar a praticar?!

Chame um amigo e boas partidas!

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